Python na Auditoria Interna

Python na Auditoria Interna I

Python é uma linguagem amplamente utilizada em data analytics. A análise de dados está cada vez mais presente na Auditoria Interna. Iniciativas de Auditoria Contínua, automatização de tarefas com RPA, reconhecimento de caracteres, reconhecimento facial são a nova realidade.

O Python é uma ferramenta poderosa e de fácil implementação. Existem muitos códigos e componentes prontos e de código aberto. Você pode encontrar com facilidade exemplos de geração de gráficos, reconhecimento facial, machine learning e etc..

Como utilizar esta ferramenta na Auditoria Interna? Vamos abordar esse assunto em uma série de artigos. Primeiro vejamos como instalar o ambiente.

Instalando o Python

Para instalar o Python, acesse o site oficial e faça o download da versão mais atualizada. Existem versões para Windows, Linux e Mac.

Além da linguagem em si, você pode instalar e utilizar bibliotecas (matplotlib, plotly, altair, bokeh), plugins e editores de código como o VSCODE da Microsoft.

Documentação da linguagem Python

O Python possui uma ampla documentação online em português. Par começar, basta seguir o tutorial.

Cursos de Python

Você pode encontrar muitos cursos de Python na internet. A USP possui um curso de ciência da computação com Python na plataforma Coursera. O curso é totalmente gratuito e você pode pagar para obter o certificado da Universidade de São Paulo.

A Universidade Rutgers possui um vasto conteúdo em inglês sobre Python neste link. Também há muitos vídeos em inglês no Youtube como este:

Aula da universidade Rutgers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *