Auditoria Contábil: Principais Transações SAP

Auditoria Contábil: Principais Transações do SAP

Auditoria Contábil: você conhece as principais principais transações do sistema SAP? Como consultar lançamentos de uma conta do razão? Quais pagamentos foram realizados para um fornecedor específico? Quais lançamentos para clientes em um determinado período? Como gerar relatórios da contabilidade gerencial?

Já ficou aguardando uma resposta do departamento de Contabilidade porque todos estavam inacessíveis, focados no fechamento contábil?

Alguns relatórios padrão já estão disponíveis se o seu perfil do SAP foi corretamente configurado. Não é necessário solicitar para a Controladoria uma extração de base, se você mesmo pode consultar as informações de que necessita.

Muito comum nas empresas, o sistema SAP é um ERP desenvolvido em 1972 na Alemanha por cinco ex-funcionarios da IBM. Veja abaixo algumas transações úteis na auditoria:

FBL1N – Partidas Individuais da Conta do Fornecedor 

Lançamentos em contas de Fornecedor. Na FBL1N é possível listar lançamentos compensados, ou à compensar para fornecedores. Utilizando os filtros, pode-se verificar um fornecedor específico à partir do código de fornecedor, uma nota fiscal à partir da referência ou todos os lançamentos de um período.

FBL3N – Partidas Individuais da Conta do Razão 

Lançamentos em contas do razão. Conhecendo o plano de contas, é possível listar todas as partidas de uma conta contábil (Aluguéis, Descartes, Ativos…), ou grupo de contas (Receita, Despesa etc..)

FBL5N – Partidas Individuais da Conta do Cliente

Lançamentos em contas de cliente.

FB03 – Exibir Documento Contábil

Exibir documento contábil. Use o número do documento contábil, empresa e ano de exercício para consultar um lançamento específico.

FS10N – Saldo Contábil

Exibir saldo contábil por número de conta, empresa e período.

Como exportar relatórios no SAP?

Há pelo menos duas formas:

  • Exportar relatório: visualizando os dados na própria transação, você pode exportar relatórios em vários formatos: planilha, arquivo texto delimitado e etc..
  • Executar em background: para não onerar o sistema é possível agendar uma tarefa (job) e deixar que o sistema controle a execução. Desta forma, o relatório é gerado na íntegra mesmo que você saia da tela ou o tempo limite de sessão se esgote.

Um conhecimento mais aprofundado de como o SAP estrutura as informações em tabelas, pode permitir outros tipos de extração: SQVI, SE16, transações Z (customizadas em ABAP), conectores específicos para data analytics. Essas formas são especialmente úteis na criação de testes de Auditoria Contínua e automatização de processos (RPA) – quando o volume de dados é muito grande.

As ferramentas de análise de dados estão cada vez mais oferecendo opções de conexão com sistemas ERP como o SAP. A Microsoft por exemplo já disponibiliza uma opção de conexão com o SAP no Power BI do Office 365.

Leia mais no SAP Community.

One thought to “Auditoria Contábil: Principais Transações SAP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *